O CRE do Zucré

aqui se divulgam actividades, curiosidades e informações do centro de recursos educativos e se comunica 24h num Balcão de Atendimento sempre aberto...

12.8.07

HOMENAGEM A MIGUEL TORGA

No dia 12 de Agosto de 1907, há 100 anos, portanto, nasceu numa pequenina aldeia transmontana chamada S. Martinho da Anta, no concelho de Sabrosa, um rapazinho que recebeu o nome de Adolfo Correia da Rocha. Os pais eram pessoas muito humildes, trabalhavam no campo e, como tinham poucas possibilidades económicas, mandaram o filho para um seminário para poder continuar os seus estudos. Adolfo não se tornou padre porque saiu pouco tempo depois do seminário.

Emigrou para o Brasil em 1920 e foi trabalhar, duramente, na fazenda de café do tio. Em breve, o tio apercebeu-se das suas qualidades e decidiu pagar-lhe ingresso e estudos no liceu de Leopoldina, onde os professores notaram as suas capacidades intelectuais.
Quando acabou o liceu, regressou a Portugal (1925) e entrou para a Faculdade de Medicina de Coimbra. Ainda estudante publicou os seus primeiros livros. Com ajuda financeira do tio brasileiro concluiu o seu curso em 1933.

A determinada altura, resolveu adoptar um nome literário: MIGUEL TORGA (por causa da admiração que tem pelo autor de "D.Quixote de La Mancha", Miguel Cervantes e porque torga, ou urze, é uma planta silvestre transmontana, muito resistente)

Entre a sua obra que é muito vasta (poesia, teatro, romance, conto, diário), destaco, como sugestão de leitura para estas férias: "Contos da Montanha", "Bichos" e "Novos Contos da Montanha".

Deixo-te este belo poema:

Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.

Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar...


Para saberes mais, clica aqui, aqui ou aqui.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Locations of visitors to this page
$5,280,289
Check yours?