O CRE do Zucré

aqui se divulgam actividades, curiosidades e informações do centro de recursos educativos e se comunica 24h num Balcão de Atendimento sempre aberto...

27.1.08

TEMOS QUE TER MEMÓRIA!

crianças no campo de concentração In www.scrapbookpages.com/.../Liberation.html
Foi a 27 de Janeiro de 1945, que o Exército Soviético (um dos que pertencia aos Países Aliados) entrou em Auschwitz e libertou os prisioneiros de um dos mais horríveis campos de concentração nazis. Entre 1941 e 1945, morreram ali milhões (entre 5 a 6 milhões!) de judeus: nas câmaras de gás, nos fornos, fuzilados, de fome, de doença, de frio...Faz 60 anos que o Holocausto terminou e para que a humanidade não esqueça, Auschwitz foi palco de uma cerimónia muito comovente.

Em Portugal, o Presidente da República deslocou-se à Sinagoga (templo dos judeus) de Lisboa para participar na cerimónia que assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e afirmou:"Estamos aqui a cumprir um dever de memória. Compreendemos o que se passou? Não compreendemos. Não se pode compreender um processo racional, burocrático e sistemático, cuidadosamente planificado e arquitectado, para realizar o irracional". (Ler mais e mais)

Não queremos que a História se repita por isso...NÃO ESQUEÇAMOS!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Locations of visitors to this page
$5,280,289
Check yours?