O CRE do Zucré

aqui se divulgam actividades, curiosidades e informações do centro de recursos educativos e se comunica 24h num Balcão de Atendimento sempre aberto...

1.2.08

1 DE FEVEREIRO - REGICÍDIO

A 1 de Fevereiro de 1908 o rei D. Carlos I e o seu filho mais velho são assassinados em plena Praça do Comércio, em Lisboa. Este acontecimento vai dar origem a uma crise que a monarquia não conseguirá vencer e que conduzirá à implantação da República a 5 de Outubro de 1910.
Deixamos-te com este vídeo que recria muito bem o regicídio.

8 Comentários:

  • Às 8:45 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

    Não consegui ver o vídeo que está no blog mas acho que esse vídeo passou pela televisão.Conheci este episódio só depois de ler o livro da colecção "Viagens no tempo" nº 11 "Matara o Rei!" (o CRE não tem este livro, uma pena ).Deu-me uma ideia muito profunda do que se passou.O que faria se algums livros não existissem.

    Tiago 6ºB

     
  • Às 9:05 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

    É muito irracional algumas bancadas políticas não honrarem a memória de D.Carlos.Apesar da Républica ter sido mais fácilmente implantada com o Regicidio deste Rei e a Monarquia ter ideias diferentes da Républica. Faz parte da História de Portugal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Estas bancadas políticas não podem IGNORAR a História.

    Tiago 6ºB

     
  • Às 10:29 da tarde , Blogger angelina maria pereira disse...

    Estou completamente de acordo contigo, Tiago! Que pena não teres conseguido ver o vídeo... Pouca memória, se calhar, no teu PC. Tenta na escola...Talvez...

     
  • Às 1:22 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

    Consegui ver o vídeo a partir do meu computador!!!
    Lá está, as ideias do filme são muito bem explicadas. Mas o livro "mataram o Rei" (eu escrevi o título mal no 1º comentário) da colecção viagens no tempo enquadra estas ideias numa bonita história. fica muito mais agradável!!!!!!!!!!

    Tiago 6ºB

     
  • Às 2:07 da tarde , Blogger angelina maria pereira disse...

    Sabes, temos que sugerir ao CRE a compra desta colecção que também acho muito interessante!!

     
  • Às 3:14 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

    Eu já pedi à professora Cristina (não sei se ela é quem escreve o blog) para completar a colecção "Viagens no tempo" (o livro "Mataram o Rei também se inclui) pois faltam pouquissimos livros para a terminar.

    Tiago 6ºB

     
  • Às 9:02 da tarde , Blogger angelina maria pereira disse...

    Quem escreve o blogue é ...a rua profª de Português! ;)

     
  • Às 6:07 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

    O vídeo é realmente bom
    Eu vi a série que deu na televisão e adorei!!!!!!!!!!!!!!
    Fiquei a saber melhor de como se passou a morte do Rei D.Carlos.........


    Rita nº 19 6ºD

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Locations of visitors to this page
$5,280,289
Check yours?