O CRE do Zucré

aqui se divulgam actividades, curiosidades e informações do centro de recursos educativos e se comunica 24h num Balcão de Atendimento sempre aberto...

29.6.08

BOAS FÉRIAS!

...E AS SUAS IMPRESSÕES APÓS REGRESSO À CROÁCIA!

A professora Danica Pelko já me enviou um mail contando as primeiras impressões de todos após a visita que nos fizeram. Aqui fica um extracto do mesmo:
My dear Angelina,
THANK YOU VERY MUCH FOR ALL! IT WAS WONDERFUL IN PORTO AND MATOSINHOS. My students and me enjoyed our visit so much. They liked you and your pupils. The best thing in Portugal is that people are open and friendly.
Please bring our thanks to people we met in Matosinhos: pupils, parents, teachers (especially the english teacher) and your charming head master. I hope we will have the oportunity to see some of them with you in Croatia.
Kiss for all (We were delighted because of Portuguese custom of kissing: it is so sweet.

Danica

27.6.08

AS IMAGENS DO ENCONTRO COM OS CROATAS!



Lembram-se que dissemos aqui que os alunos do 6º B participaram com alunos croatas num trabalho sobre as tradições da Páscoa? Era um trabalho no âmbito do programa europeu: "2008: Ano Europeu do Diálogo Multicultural". Com o trabalho conjunto, os alunos croatas concorreram a um concurso que tinha o apoio da TV croata e do Gabinete que representa a União Europeia, em Zagreb, e...ganharam! O prémio foi a vinda a Portugal, mais propriamente a S. Mamede para conhecerem os alunos do 6º B e aproveitarem para conhecer, também, Matosinhos e o Porto. Ficámos muito excitados e preparámos o melhor possível o encontro. Eles chegaram no dia 23, foram recepcionados, no aeroporto, pela profª Angelina que logo lhes ofereceu os martelinhos para o S. João!! E que jeito lhes fizeram, ao que sabemos!!!

No dia seguinte, 24, a Câmara de Matosinhos, na pessoa do Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, organizou um dia inesquecível que começou com recepção, pelo vereador, no Salão Nobre, oferta de livros, uma visita à Biblioteca Florbela Espanca, um passeio pelos pontos mais bonitos do concelho (com o valioso apoio do Turismo de Matosinhos) e um almoço num bonito restaurante à beira-mar. Neste evento estiveram quase todos os alunos do 6º B e a sua directora de Turma, profª Guilhermina Cruz. Foi um dia perfeito e o primeiro convívio entre a delgação croata (4 alunas e uma professora/bibliotecária) e o representante da União Europeia em Zagreb. A TV croata também nos acompanhou e esteve sempre a fazer apontamentos de reportagem. O dia terminou da melhor maneira: 4 alunas do 6º B e a profª Angelina foram convidadas, pelo Nathan Groenfeldt (UE), para assistir ao concerto de Ana Moura, no Coliseu!! Acho que o prazer pelo concerto foi unânime!!

No dia seguinte, 25, o encontro foi na EB23 Maria Manuela Sá! Uma visita pela escola, uma recepção no CRE e um almoço oferecido pelo Conselho Executivo (e no qual os alunos do 6º B participaram com bebidas e sobremesas). Os alunos, os professores, o CE, a representante dos Pais, a Conselheira da Embaixada de Portugal em Zagreb (que, por feliz coincidência, é a tia do Pedro!!) e a delegação croata confratenizaram, trocaram presentes e os professores e seus alunos foram presenteados com t-shirts, chocolates, um belo livro sobre a Croácia, a revista da escola, marcadores de livros e com um diploma a registar o trabalho de cooperação. Que orgulho!!

Foi um encontro memorável tornado possível e agradável pela conjugação de esforços e disponibilidades de vários intervenientes, a quem desde já agradeço: Câmara de Matosinhos ( na pessoa do Vereador da Educação, Prof Correia Pinto), Conselho Executivo da EB23 Maria Manuela Sá, Directora de Turma (profª Guilhermina), prof.as de EVT (Mª José e Lurdes Fialho), coordenadora do CRE (Cristina Soares). Temos a certeza que este convívio constituiu um forte contributo para a promoção do diálogo intercultural e para a tomada de consciência do que é ser cidadão europeu!!

Do viđenja! - Até à vista!

22.6.08

FÉRIAS...PARA QUE TE QUERO?

É verdade, vêm aí as férias e, às vezes, nem sabemos muito bem o que fazer... Nos primeiros dias a sensação de acordar tarde, de ficarmos por casa, de dar uma volta com os amigos é fantástica! Mas...uns dias depois... Ora, fica aqui uma óptima proposta para alguns de vós:


E para os jovens, mais propostas aqui!



ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS

19.6.08

BOLETIM 35

Já poder ir buscar ao Balcão teu exemplar do BOLETIM 35 ou lê-lo aqui!

JOGOS OLÍMPICOS EM S. MAMEDE!

Começaram no dia 18 os JOGOS OLÍMPICOS do Agrupamento de Escolas de S. Mamede de Infesta! A cerimónia de abertura decorreu na EB23 Mª Manuela Sá com um espectáculo de grande beleza e grande alegria. Que o espírito desportivo e humanista dos Jogos Olímpicos 'desça' sobre todos nós!!


CASCATA DE S.JOÃO



O átrio da nossa escola não podia estar mais bonito! Quem entra, quem por ali passa não resiste a parar para admirar a maravilhosa CASCATA DE S. JOÃO, tantas são as figuras e os pormenores que lhe dão vida e graça! Esta cascata é uma iniciativa dos Clubes de Jardinagem, Rádio-Escola e Cerâmica.

EXPOSIÇÃO DO CLUBE DE CERÂMICA

No átrio da nossa escola, os alunos do Clube de Cerâmica expõem o que de mais bonito fizeram ao longo do ano. Mais uma EXPOSIÇÃO que VALE A PENA!!

18.6.08

INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO



Hoje, pelas 21h.30m, inaugura-se, na nossa Galeria de Exposições Prof. Serafim Silva, uma EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DE ALUNOS do 3º ciclo, realizados nas aulas de EV. Toda a comunidade educativa foi convidada para este evento e para a visitar até ao final do ano lectivo. VALE A PENA como se pode apreciar nestas fotos:


13.6.08

FERNANDO PESSOA CELEBRADO

São várias as iniciativas que hoje assinalam os 120 anos do nascimento de um dos nossos maiores poetas: Fernando Pessoa. Ora toma nota:
- a Porto Editora editou um livro intitulado "Poesia de Fernando Pessoa para todos", uma selecção de poemas feita por José António Gomes e ilustrações de António Modesto;
- O Terreiro do Paço acolhe o espectáculo "Hip Hop Pessoa", uma iniciativa da Casa Fernando Pessoa, da Câmara Municipal de Lisboa e da editora discográfica Loop:Recordings que reúne escritos do poeta e alguns dos mais conhecidos nomes do movimento Hip Hop nacional, como Melo D, Maze e Fuse, dos Dealema, Raptor, Rocky Marsiano, Rodrigo Amado, Sagas, Dj Ride, T-One, D-Fine e Viriato Ventura, pai de Sam The Kid. A animação no Terreiro Paço começa às 18h00, com os Djs da Loop Rui Miguel Abreu, José Belo, D-Mars, e DJ Ride e com Nomen, um dos mais reputados artistas de graffiti portugueses, a pintar painéis alusivos à iconografia pessoana, e o concerto começará às 22h00;
- Em Setembro, será editado um CD de homenagem a Fernando Pessoa com a participação destes e de outros artistas - que estará parcialmente disponível para download gratuito no portal LX Jovem, da Câmara de Lisboa, financiadora do álbum - acompanhado de um DVD com entrevistas a todos os envolvidos no projecto e da gravação do concerto de 13 de Junho.

É FERNANDO PESSOA!

A Ana acertou: o poeta que faz hoje 120 anos que nasceu e que é um nome maior da nossa literatura é FERNANDO PESSOA! Espero que gostem destes dois poemas que aqui deixo:

I
Não sei quantas almas tenho

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem,
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: <>
Deus sabe, porque o escreveu.

II
Liberdade

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...
Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.
Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!
Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.
O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...

Joaõ Villaret diz este último poema:

8.6.08

QUEM É?

No próximo dia 13 de Junho, dia de Santo António, vão-se assinalar os 120 anos do seu nascimento. Viveu uma vida curta mas foi o suficiente para se tornar numa pessoa ímpar na poesia portuguesa. Sabes de quem falamos?
pintura de Almada Negreiros desenho de Almada Negreiros

caricatura de Biratan



1.6.08

"O MUNDO NUM SEGUNDO"

"Muita coisa pode acontecer num segundo, aqui e em qualquer lugar do mundo. «Enquanto passas uma página deste livro, o mundo não pára...» Isabel Minhós Martins escreveu e Bernardo Carvalho fez as ilustrações deste interessante livro, intitulado "O Mundo num segundo", que nos confronta com esta interrogação: "O que pode acontecer aqui, ali, acolá, neste preciso segundo?"Se quiseres ouvir ler e ver as ilustrações, clica aqui.

 
Locations of visitors to this page
$5,280,289
Check yours?