O CRE do Zucré

aqui se divulgam actividades, curiosidades e informações do centro de recursos educativos e se comunica 24h num Balcão de Atendimento sempre aberto...

9.2.09

VERDADES E MENTIRAS NA INTERNET

És daqueles(as) que acreditas que tudo o que está na internet é verdadeiro? Engano teu!!! Sabias que qualquer pessoa pode criar sites, blogues.... e, portanto, pode escrever o que lhe apetecer sem que isso seja verdadeiro? Tu tens que aprender a avaliar se a informação que encontras sobre determinado assunto é de confiança ou não! Como? Aqui ficam algumas sugestões que fomos buscar ao SeguraNet:

  • Pensa sobre o que encontras quando navegas na Internet. Qual é o objectivo do sítio? Divertir? Vender? O sítio contém informações que possibilitem o contacto com o autor, ou uma secção "Quem somos"? O sítio é patrocinado por alguma empresa, pessoa, ou é um local de conversa público? A Internet é o melhor local para encontrar a informação que se procura?
  • Verifica as informações que recolhes online, comparando-as com outras fontes. Consulta outros sítios Web ou meios de comunicação social-jornais, revistas e livros-para confirmar a autenticidade da informação.
  • Utiliza outros recursos de informação, e não apenas a Internet. As bibliotecas ou as enciclopédias em CD-ROM, como a Microsoft Encarta, permitem-te aceder a fontes de informação alternativas.
  • Usa técnicas eficazes de pesquisa de informação online, pois isto irá melhorar muito a capacidade de obtenção de informações com qualidade. Uma forma de o fazer consiste em utilizar diversos motores de pesquisa, e não apenas um. Para mais dicas sobre como pesquisar na Internet, pede sugestões aos teus pais ou aos teus professores.

3 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 
Locations of visitors to this page
$5,280,289
Check yours?