O CRE do Zucré

aqui se divulgam actividades, curiosidades e informações do centro de recursos educativos e se comunica 24h num Balcão de Atendimento sempre aberto...

26.4.09

FILME PREMIADO

Num concurso sobre a promoção dos livros e das leituras, este pequeno filme obteve o 1º lugar.É muito engraçada a história desta traça (conheces este insecto??:

20.4.09

25 DE ABRIL - DIA DA LIBERDADE!

Esta é uma data que nunca devemos esquecer! Ela transformou a vida de Portugal, a vida dos portugueses que até aí não sabiam o que era viver em liberdade e democracia. Para saberes mais, propomos-te uma série de leituras que podes encontrar no CRE:






23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO

Dois poemas do poeta Eugénio de Andrade, a propósito do DIA MUNDIAL DO LIVRO:



Os livros. A sua cálida,
terna, serena pele. Amorosa
companhia. Dispostos sempre
a partilhar o sol
das suas águas. Tão dóceis
tão calados, tão leais.
Tão luminosos na sua
branca e vegetal e cerrada
melancolia. Amados
como nenhuns outros companheiros
da alma. Tão musicais
no fluvial e transbordante
ardor de cada dia.
..................

Toda a poesia é luminosa, até
a mais obscura.
O leitor é que tem às vezes,
em lugar de sol, nevoeiro dentro de si.
E o nevoeiro nunca deixa ver claro.
Se regressar
outra e outra vez
e outra vez
a essas sílabas acesas
ficará cego de tanta claridade.
Abençoado seja se lá chegar.

19.4.09

DIA 23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

A ilustração é de Pierre Pratt, nascido em 1962 em Montreal e residente em Lisboa. Ilustrador e autor de livros infantis, foi premiado diversas vezes.

Esta semana, no dia 23, em (quase) todo o mundo se assinala o DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR.

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia faleceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.
A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

9.4.09

PILHAS VELHAS=LIVROS NOVOS...PRÒ CRE!!

Pois é! De PILHAS VELHAS podemos 'fazer' LIVROS NOVOS!! Como? Fala com um dos teus professores para que ele(a) inscreva a escola e receba os 'pilhões'...Depois recolhes todas as pilhas velhas que conseguires e levas para a escola. A escola que conseguir reunir mais pilhas e enviar para os supermercados Modelo ganha...UMA PILHA DE LIVROS!! A ficha de inscrição está aqui.

POSTAL GRÁTIS!

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), à qual pertence o nosso CRE desde 2000, tem um postal muito giro...GRÁTIS!! Toca a procurá-lo por aí: lojas, cinemas, cafés... Aproveita, colecciona ou...manda-o com uma mensagem a alguém muito especial para ti!

3.4.09

OS VOTOS DO ZUCRÉ

[clica sobre a imagem]

 
Locations of visitors to this page
$5,280,289
Check yours?